segunda-feira, 12 de maio de 2008

1desenho só pra mim

O desenho é um suporte artístico uma composição bidimensional formada por linhas, pontos e formas. O desenho é uma das formas de expressão visual.
Por meio do desenho podem-se representar “ideias que queremos comunicar ou algo que vimos, para conhecer melhor a realidade, guardar ou transmitir informações ou como uma forma de expressão artística”( escrito por Teberosky).

Pois é eu tive direito a um desenho de uma criança de 6 anos...a pequena Inês. Fomos apresentadas naquela tarde...e foi um motivo para ela mostrar os seus dotes.

As crianças passam por várias etapas em relação à representação visual no papel.
A Pequena Inês está numa fase do “Vivido /Percebido/Concebido”.
Ela representa o mundo real, os objectos, as pessoas, através da sua experiência física da sua vivencia (vivido), tem uma noção de espaço e organização muito especifica e normal para a sua idade (percebido) e principalmente na altura de executar o desenho ela vai representar o objecto ou pessoa não como é na realidade, mas sim por aquilo que ela sabe que tem(concebido).

Bom observando o desenho...
Vivido- conheceu uma pessoa nova
Percebido- A pessoa era bem maior que ela( aqui entende-se bem a noção de espaço)
Concebido- Na realidade não estava um belo dia de sol, eu não sou loura e por norma não tenho flores no cabelo, nem falando da roupa fashion (por aqui entende-se que a Inês sabe representar uma pessoa, está lá tudo, o cabelo, os olhos, braços, pernas, pés e por aí fora, mas representa da maneira como ela sabe e não uma cópia da realidade)




Só me resta dizer ...obrigado!!

4 comentários:

Spirit disse...

Olha... até ficas gira na versão loira ;)

Beijos,
Vanda

Patrícia disse...

Acho mesmo que devias experimentar. Já a parte da flor no cabelo... Deixa lá isso. Muito 60's...

Beijinhos!!!!!

Sra. Alsaharazad disse...

Na minha opinião este desenho está muito muito giro e por isso parabéns à Inês.
Mas minha amiga gosto bem mais de ti como és morena, sem flores na cabeça e com roupas mais ou menos fashion!!! Por isso continua assim, ou muda se quiseres :-) Por dentro serás sempre a mesma e isso é que importante.
Quanto ao sol eu até percebo: a pikena Inês só quis demonstrar o que tu suscitas nas pessoas... Ao pé de ti (e falo por mim) parece que estamos a viver eternamente um verão quentinho e reconfortante :-)
Beijos.

disse...

Temos polémica?
Em relação à cor de cabelo?
LOL...LOL

Alsaharazad...obrigada pelas palavras...

beijocas