sábado, 19 de abril de 2008

Maça Podre

Durante a semana passada (mais ou menos) e no meio de uma conversa, dei por mim a falar de maças podres, e a citar uma frase bem conhecida por alguns de nós...

"com tantas maças boas, vocês vão sempre escolher as podres"
(a frase original não era bem assim...mas dá pra entender o sentido)

Foto de Bruna Ginammi

E aqui está uma boa pergunta, porque será que acontece este fenómeno? Também há quem diga, que não escolhe as maças podres, mas elas é que vêm em seu encontro...
Eu diria que esta última situação é um assunto diferente, eu chamava-lhe o fenónemo do "pito", ou seja para quem não sabe isto acontece nas pêras, quando elas estão saudáveis por fora...mas por dentro estão podres. "quem vê caras, não vê corações"...lá está.
Mas infelizmente na nossa sociedade existem muitas maças, que também têm uma aparência saudável mas depois são podres. Mas como identifica-las? Onde andam as maças saudáveis, que é feito delas? Estaremos nós na época do refugo?

Vamos observar algumas características de maças (e pessoas):

Maça Fuji - de formato redondo, casca de cor vermelha rajada, tem a polpa dura e firme, com uma textura média e suculenta, doce e ácida.
(Portanto, posso dizer que esta maça caracteriza aquelas pessoas que a sua vida activa com bastante substância, mas são difíceis de alcançar)

Maça Gala - de formato redondo e alongado, tamanho médio pequeno, casca de cor vermelha clara, tem a polpa firme, muito doce.
(Pessoas que se caracterizam por robustez, sabem o que querem, são fortes)

Maça Golden - de formato redondo, tamanho grande, casca de cor verde amarelada, tem a casca rija, e um sabor suave e doce.
(por fora aparentam ser pessoas duras, mas na realidade têm um feitio amoroso)

Maça Braeburn - de formato irregular, tamanho médio ou grande, casca de cor de fundo verde com listras vermelhas-alaranjadas, tem a polpa firme, e é bastante suculenta.
(Sabem o que querem e por terem já tudo definido... lutam por esse objectivo)

Maça Granny Smith - de formato redondo, tamanho médio ou grande, casca de cor verde, tem a polpa crocante e saborosa, casca azeda, muito doce.
(São pessoas ásperas, com mau humor)

Maça Red Delicious - de formato redondo, tamanho grande, casca com tons vermelhos rajados, brilhante, muito doce.
(têm bastante estilo e sabem como o espalhar por onde passam, são pessoas pomposas)

Maça Bravo de Esmolfe - de formato redondo, tamanho pequeno, casca com tons amarelos, de polpa macia e com aroma intenso, muito muito doce.
(são doces como as rosas, sensíveis e dai a sua ingenuidade...com qualquer problema ficam logo marcadas)

Maça Reineta - de formato redondo achatado, tamanho variável, casca com cores diversas, frequentemente com pintas, de polpa fina, perfumada e ácida.
(têm muita pinta, são altamente mas a vida difícil faz com que estas pessoas, andem sempre de pé atrás)

E ficamos por aqui...
(bom eu na realidade não tenho muito jeito para estas dissertações, tal como a nossa conhecida Alsaharazad, mas tentei fazer o melhor e no fundo eu só queria mesmo era partilhar isto ;))

E como diria o Engenheiro Sousa Veloso "Despeço-me com amizade até ao próximo programa"

2 comentários:

Sra. Alsaharazad disse...

Muito bem Maria Joana! Gostei sim... :-)

Bom bom era haver uma maça geneticamente modificada que tivesse um pouco de todas as características das várias "marcas" de maça.

Beijos

Spirit disse...

Também gostei muito Jô! :)

Quem é que te meteu na cabeça que não tens jeito para escrever é que eu gostava de saber... enfim...

Achei a tua dissertação fantástica e muito interessante. Parabéns!

Beijos,
Vanda